Quilling: Origem e Significado

O Quilling também conhecido como tiras de papel, papel em rolinhos, mosaico ou dobradura de papel (apesar de não ser dobrado, e sim enrolado) vem do termo inglês to quill que corresponde a enrolar tiras de papel em pena.


Apesar de não se ter registros de seu início, muitos acreditam que esta arte tenha começado logo após a invenção do papel, na China em 105 d.C.

Outras fontes afirmam que o Quilling era uma prática no antigo Egito. Uma coisa é certa, esta arte tem uma rica história, e sobrevive há muito tempo.

Acredita-se que nos séculos IV e V, fios de prata e ouro eram enrolados em pilatras e vasos, e lindas jóias eram produzidas usando esta técnica. Por volta do século XIII, a arte já era bastante popular. Como os fios de metal se tornaram escassos, o Quilling passou a ser feito com tiras de papel.


Foto 1: Detalhes de um antigo quilling existente. Foto 2: A moldura completa com quilling. 
Fotografias de Simon Fleury.


Durante o Renascimento, as freiras e monges franceses e italianos utilizavam o Quilling para decorar capas de livros e artigos religiosos. O papel mais utilizado  era tirado das bordas douradas de livros. Essas tiras eram, então, enroladas para criar as formas desejadas.

No século 18, o Quilling tornou-se popular na Europa, onde senhoras da sociedade praticavam a arte. Logo ele também se espalhava para as Américas onde se há alguns exemplos desde os tempos coloniais.

Muitos discutiram sobre sua origem. Pelo menos parece que a arte teve um início multicultural!


adaptado e traduzido de http://en.wikipedia.org/wiki/Quilling